na escola

20.3.15

Na semana passada voltei à escola, mais concretamente à sala da pré-primária para uma actividade de teares em cartão. A ideia era mostrar e ensinar o movimento mais básico da tecelagem - por cima, por baixo, por cima, por baixo - explicando-lhes de uma forma muito sucinta o que era isto da tapeçaria e dos têxteis. Como estamos a falar de crianças entre os 4 e os 5 anos e de 25 ao todo, os teares foram feitos em casa com cartão de caixas de legos. Escolhi uma medida pequena - 10 x 10 - para que não se fartassem e pudessem levar para casa uma pequena peça, e cortei as ranhuras por onde passa a teia - o fio vertical - com um intervalo de 1 cm. Ainda apanhei uns pauzinhos e tratei-os, para servirem de suporte e lá fui eu!
Quando cheguei, tinha 25 pares de olhos arregalados a olhar para mim e a ouvir atentos as primeiras explicações. Assim que distribuí os teares, meteram mãos à obra, umas vezes certo outras errado, sempre a perguntar se estavam a fazer bem e preocupados com as combinações de cores que escolhiam.
O resultado foi bem giro, eles gostaram da experiência, de uma forma geral perceberam o movimento básico, adoraram a minha barriga, encheram-na de festas e a mim de perguntas sobre o bebé  e ainda me fizeram desenhos antes de sair. 
Para mim foi uma estreia que adorei e que tenho muita vontade de repetir. Por isso, pais, mães e educadores, se acharem que pode ser divertido e interessante, falem comigo!

3 comentários: